top of page
Buscar

Igreja de Sant'Anna: passeio cultural e histórico em Búzios

Igreja de Sant'Anna em Búzios, no rio de janeiro
Igreja de Sant'Anna, Búzios, RJ - Foto: Expedia

Que tal começar o ano conhecendo um pouquinho mais da história de Búzios? A parada na Igreja de Sant’Anna é um verdadeiro passeio pela arquitetura da época, onde cada detalhe conta um pouco dos antigos costumes buzianos.


A Igreja de Sant’Anna é a única edificação da península de pé do período da pesca das baleias, construída por volta de 1740, com somente pedras, cal e argamassa de óleo de baleia.


Do alto de sua localização privilegiada, a igrejinha é contornada pelo mar, onde sempre estão os tradicionais barquinhos de pesca coloridos. A vista para as praias da Armação e dos Ossos é apaixonante por lá, rendendo belos registros para quem visita.

igreja de sant'anna em búzios, com vista do alto da praia dos ossos
Igreja de Sant'Anna, Búzios, RJ - Foto: Expedia

Sobre a história da igreja, existem duas hipóteses para ter sido batizada com esse nome: a primeira versão diz que a igreja foi erguida por Brás de Pina, um contratador de pesca de baleias português, para homenagear a santa que teria salvado do naufrágio um barco com escravizados. A outra versão conta que a imagem de Sant’Anna foi encontrada no mar pelos pescadores dali, e que a partir de então, a pesca sempre foi farta e boa.


Os relatos afirmam que, durante a edificação da igreja, a imagem da santa mudava inexplicavelmente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite. Por isso, a capela foi construída com sua frente voltada para o mar.


Sant’Anna hoje é a padroeira de Búzios, e seu dia é celebrado em 26 de julho. A igreja continua aberta ao público até hoje, com missas regulares aos sábados, às 20h. Partindo da Pontal, são apenas 15 minutinhos de carro até lá!


Endereço: Travessa Santana, S/N - Village de Búzios, Búzios - RJ.


bottom of page